Caraúbas está em festa, pois na manhã de hoje uma de suas filhas ilustres está celebrando um século de vida, trata-se de Maria Leví de Alencar. Sua casa amanheceu cheia de filhos, netos, sobrinhos, enfim a família toda recebeu a Filarmônica Cleto Fernandes de Oliveira Filho, com um belo café da manhã, e juntos celebrar a vida de dona Levi.
Nesses 100 anos de existência vários momentos foram vividos por esta pessoa centenária, que viu Caraúbas se desenvolver uma geração crescer e a família hoje só tem gratidão, dirigido à alguém extremamente querida, que já alcançou a plenitude de suas conquistas na vida.
Ela viveu juntamente com sua família por muitos anos na comunidade de bela vista, casada com Manoel Vieira (in memoriam), tiveram seis filhos: Aparecida, José Maria, Socorro, Francisco das Chagas, Luzia e Assunção (in memóriam), 16 netos e 12 bisnetos. No ambiente familiar é conhecida como esposa fiel, companheira, mãe dedicada, amorosa e exigente. Principalmente quando se tratava da educação de seus filhos, pois sua preocupação era proporcionar para eles um futuro melhor. Sogra compreensível e amiga e avó sempre pronta para ajudar no que fosse possível.
Mulher muito religiosa, sempre disposta a colaborar com os eventos da capela da referida comunidade. Na comunidade de Bela-Vista dona Leví também realizou um excelente trabalho na educação como professora, mesmo dispondo de poucos recursos para auxiliar nos seus trabalhos ela conseguiu alfabetizar e educar muitas crianças e jovens que ali viviam. Merecedora do apreço de todos, ela tornou-se a dona do saber, admirada e respeitada sempre.
No decorrer desse tempo foi muito útil e ainda hoje apesar de suas limitações sei que tens muito a ensinar, pois é rica em sabedoria, experiência e conhecimento. Dona Levi conseguiu não só a proeza de completar 100 anos, mas certamente, foi merecedora do reconhecimento de sua família, dos amigos e de sua comunidade.
Dona Levi ensinou a várias crianças na sua comunidade bela vista por muitos até chegar seu aposento merecido. Ela também estudou na escola doméstica de natal, e com certeza se perguntássemos a ela sobre a construção de prédios, pessoas, momentos históricos de nossa cidade, com certeza sairíamos com muita informação, pois mesmo com seus 100 anos bem vividos sua mente continua lúcida, para dizer tudo que viu e ouviu todos esses anos sobre a nossa terrinha que tem 146 anos.
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)