Genética ou desculpa furada? "Vagabundagem" ganha explicação científica

Reprodução
A ciência "apronta" mais uma: chamar de preguiçoso a pessoa que acorda meio-dia pode ser uma grande injustiça. Segundo uma reportagem da revista "Galileu", pesquisadores descobriram que a "vagabundagem" pode ser, na verdade, o "distúrbio do sono atrasado", causado pelo gene da "verpertilidade".

Os afetados pelo distúrbio só produziriam determinados hormônios às 5 horas da manhã, tendo energia para realizar suas atividades apenas à tarde. Isso resulta em um ciclo de sono totalmente bagunçado, que só tende a piorar. O estudo foi apresentado no 6º Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções, realizado recentemente em Gramado (RS).

Além da pressão de pais, professores, chefes e colegas de trabalho, o "vespertino" é mais propenso a problemas psiquiátricos (como depressão, bipolaridade, hiperatividade e déficit de atenção), nos sistemas nervoso, endócrino, renal, cardiovascular, imunológico e digestivo e a distúrbios sexuais. O tratamento alia medicamentos a uma reeducação, por meio de terapia, atividades físicas matinais e estímulos de luz.
Por: Pb. Gidel de Morais

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem