Homem que oferecia bala com calmantes para roubar idosos é preso pela policia


Dois homens acusados de aplicar o golpe conhecido como ‘Boa noite, Cinderela’ foram presos na manhã desta quarta-feira no Rio e em Niterói. De acordo com as investigações da polícia, eles atacavam turistas que chegavam à cidade pela Rodoviária Novo Rio ou que passeavam pela orla da Zona Sul carioca. Um dos presos — que se apresentava como guia turístico — foi identificado em pelo menos oito casos, desde o ano passado, e reconhecido por vítimas. O outro acusado foi pego em flagrante depois de dopar um idoso na rodoviária.

Edvaldo Santos, de 43 anos, foi preso em casa, no Barreto, em Niterói, por policiais da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (Deat). Contra ele, havia mandado de prisão. Segundo os investigadores, o acusado já estaria praticando o crime havia um ano.
“Começamos a cruzar dados das ocorrências e as características físicas descritas pelas vítimas. Mas foram fundamentais o exame datiloscópico feito em um dos locais do crime, que confirmou a digital de Edvaldo, e as imagens das câmeras de segurança de quatro hotéis”, explicou o delegado Fernando Reis.
Segundo a polícia, Edvaldo abordava os turistas na praia e os levava a bares. “Ele fala inglês fluentemente, morou em Londres e tinha facilidade para convencer as pessoas. Quando elas ‘apagavam’, ele pegava dinheiro, cartões de crédito, laptop, câmeras ou o que tivesse por perto ”, disse Reis.
Em uma das imagens, o acusado estaria colocando o calmante Lorapan na bebida de um turista. Uma das vítimas chegou a ficar mais de 48 horas desacordada. Segundo as investigações, os cartões de crédito eram repassados para outras pessoas. Nesta quarta-feira, Edvaldo disse que estava arrependido.
Bala antes do sono profundo
Ednaldo Carneiro dos Santos, 47, foi flagrado na Novo Rio, depois de dopar o idoso Francisco Lopes Filho, 82. Policiais do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), disfarçados, viram quando ele haia oferecido uma bala à vítima, que adormecera em seguida. Levado para o Hospital Souza Aguiar, o idoso passa bem.
Segundo policiais da 4ª DP (Central), Ednaldo contou que aplicava os golpes desde 2005, utilizando o medicamento controlado Lorax, que comprava em camelôs por R$ 22. O delegado Paulo Guimarães investiga a atuação do acusado em 12 crimes semelhantes.
Dicas simples
Para evitar cair no ‘Boa noite, Cinderela’, policiais dão dicas simples, mas que podem proteger turistas e cidadãos de criminosos.
COMIDA E BEBIDA
Quando estiver em local público, evitar aceitar comida e bebida oferecidas por desconhecidos.
TROCA DE COPOS
Em bares e boates, nunca se afastar do seu copo. Se precisar sair da mesa, troque o copo quando voltar. Evitar bebida que outra pessoa foi buscar para você.
NÃO DIGITE SENHAS
Evitar levar desconhecidos para casa ou hotel. Não fornecer informações pessoais nem digitar senha de cartões na frente de estranhos.
Por:Daniel Filho de Jesus

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem