A primeira das três perfuradoras que trabalham no resgate de 33 mineiros chilenos presos debaixo da terra há seis semanas alcançou na sexta-feira a profundidade da área onde se encontram, mas ainda levará tempo até que sejam retirados de lá.
Os mineiros saudaram a chegada da máquina com uma mensagem de agradecimento aos companheiros na superfície que estão trabalhando 24 horas, em meio às celebrações do bicentenário do país.
"Atenção de todo o coração: Chi, chi, chi! Le, le le! Mineiros do Chile!", gritaram em uma gravação que posteriormente foi enviada à superfície.
Os mineiros também ajudaram, removendo os escombros que caíram dentro do refúgio quando a perfuradora atravessou o teto da mina.
"De agora em diante necessitamos sua ajuda (dos mineiros) porque vamos iniciar uma perfuração e vamos necessitar remover material no fundo do poço", disse à TV estatal o chefe das operações de resgate, Andre Sougarret, gerente da mina de cobre El Teniente da estatal Codelco.
O ministro Laurence Golborne afirmou que os avanços mais recentes adiantaram os esforços do governo no cronograma que estima um resgate no início de novembro.
Por: Pb. Gidel de Morais http://twitter.com/icemcaraubas
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)