O vulcão monte Olimpo é o maior vulcão de Marte e talvez o maior do sistema solar. Esta imagem mostra uma certa semelhança com alguns vulcões da Terra como os que encontramos no Havaí. No entanto as suas dimensões são absurdas comparadas com as que estamos acostumados, seu diâmetro é de aproximadamente 620 quilômetros e atinge a altura de 25 quilômetros.
Ele esta localizada no planalto de Tharsis próximo ao equador de Marte. Como você pode ver na foto 3 D, que nos dá uma visão em perspectiva, ele é limitado por uma escarpa. A extensão da caldeira, ou cratera central do vulcão, é de 80 quilômetros, e é possível notar uma série de círculos ao redor da cratera, indicando diferentes eventos vulcânicos com o passar do tempo.
Como Marte não conta com Oceanos não ocorrem erosões causada pela ação das águas, assim sendo ele mantem na sua superfície o registro da evolução do planeta. O que pode de alguma forma afetar um pouco a sua superfície são as grandes tempestades de ventos. Esta é uma outra característica importante de Marte, são periódicas e envolvem grandes regiões do planeta. Veja a foto a seguir de uma grande tempestade.
Nesta figura, tirada pela nave MGS, podemos ver uma recente tempestade de pó no planeta Marte. A imagem mostra o norte marciano, uma tempestade de pó polar observada no dia 29 de agosto de 2000. A tempestade está se movendo como uma frente, na região central da foto podemos ver um jato de poeira e ao redor podem ser visto o vórtice da tempestade. Esta imagem pega uma região que se estende aproximadamente por 900 km. Estas tempestades tem mostrado aos cientistas que elas possuem um importante papel no clima marciano.
Esta imagem foi enviada pela sonda Mars Global Surveyor, em setembro de 2000. Ela nos mostra um espetáculo de dunas de areia na superfície de Marte. As dunas mostradas nesta imagem foram criadas por ventos que sopram na superfície do planeta.
Por: Gidel de Morais
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)