XIV Marcha a Brasília chega ao final com recorde de participação de prefeitos

Prefeitos presentes à reunião com a bancada federal
Com a leitura e aprovação da Carta da XIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios o evento chegou ao fim na tarde desta quinta-feira, 12 de maio. Após três dias de atividades, com a participação de mais de cinco mil pessoas, a grande mobilização municipalista termina com saldo positivo. De acordo com o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, “hoje se fecha mais um momento histórico”.

Ziulkoski falou no encerramento agradecendo a presença de todos os gestores no evento. “Tivemos 70% a mais de participantes nesta edição”, anunciou.
Bancada federal e prefeitos reunidos no anexo II da Câmara
A Carta registra os principais pontos das reivindicaões municipalistas em relação à Saúde e a derrubada dos vetos presidenciais ­­– 23/2009 e 39/2010. Na Saúde, a solicitação dos prefeitos é antiga: eles pedem a votação imediata do PLP 306/2008 que regulamenta o financiamento do setor.


Com a derrubada dos vetos será viabilizado o encontro de contas entre os débitos e os créditos dos Municípios com a Receita Federal e com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a redistribuição dos Royalties e Participação Especial de Petróleo e Gás.
Benes conversa com Garibaldi durante reunião com a bancada federal
O último dia de atividades registrou a presença do ministro de Relações Institucionais, Luís Sergio, que recebeu um levantamento da CNM sobre a Reforma Política. O ministro reconheceu que o evento se consolida como centro da agenda política no Brasil e passa a ter importância fundamental.

PARTICIPAÇÃO DO RN:
Mais de 80 prefeitos do Rio Grande do Norte participaram da XIV Marcha a Brasília e compareceram em grande número a todos os eventos da pauta, incluindo painéis, fóruns e as solenidades de abertura, que contou com a presença da presidente Dilma Roussef, e de encerramento, com a presença dos ministros Miriam Belchior (Planejamento), Luiz Sérgio (Relações Institucionais) e Mário Negromonte, das Cidades.


Por: Jornalista Chico Costa 

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem