Criadores da região oeste enfrentam dificuldades com roubos de animais

As criações de ovinos e caprinos, tão comuns na região oeste do estado, estão sendo substituídas pela criação do gado. O motivo: a insegurança. Os bandidos estão cada vez mais ousados e o roubo de animais vem se tornando comum nas propriedades.

A ovinocaprinocultura sempre foi uma das fortes atividades econômicas na região oeste. O hábito de criar bodes, cabras, ovelhas e carneiros sempre fez parte da vida dos sertanejos. Mas os constantes roubos a esses tipos de animais está desmotivando muita gente.

- Mudei porque a criação é mais fácil do povo roubar e o gado é mais difícil- conta Valdir Bezerra, criador. 

Seu Valdir já chegou a ter 140 ovelhas e 80 bodes. Não tem mais nenhum. Agora só boi e vaca. Ele diz que também gosta da criação de bovinos, mas.. Se tivesse segurança ele diz que voltava a criar bodes e cabras.

No assentamento Recreio, a 30 km de Mossoró, moram 66 famílias. quase todas criam animais. segundo os moradores a localidade já chegou a ter mais de 1500 caprinos. Hoje, não passa de 200.  

Segundo os criadores em quase todas as comunidades rurais aqui da região oeste a situação é a mesma. Nos últimos 4 anos, aos poucos as criações de caprinos e ovinos vem sendo substituídas pelo gado: uma mudança e tanto no hábito dos sertanejos. 

Reportagem de Fabiano Morais/ Intertv cabugi
Gidel de Morais

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem