Caraúbas terá ampliação e modernização do seu abastecimento d’água com investimento de mais de 8 milhões

Caraúbas/RN, - Durante visita na manhã desta quarta-feira (26) a cidade de Caraúbas, o Gerente Regional da CAERN, Francisco Nehilton Negreiros de Barreto foi recepcionado pelo Secretário de Governo, Edson Moraes no gabinete do prefeito, onde, na oportunidade anunciou melhorias no abastecimento de água do município de Caraúbas.

Em conversa com o blog Icém Caraúbas o Gerente Regional da CAERN, Francisco Nehilton Negreiros de Barreto disse que estão trabalhando para ver quais as soluções a curto, a médio e longo prazos. Na oportunidade  ele ressaltou: “A nós sabemos que o sistema de abastecimento de água do município de Caraúbas, hoje, é um sistema precário, antigo, ele inicialmente foi previsto para determinada quantidade de habitantes, e houve uma ampliação e crescimento da população de Caraúbas, como também  desenvolvimento do comércio, aumentando assim a demanda de água por habitante”. Frisou o Gerente.
Em relação a  UFERSA ele disse: “Com a chegada da Universidade Federal Rural do Sem-Árido (UFERSA) a cidade de Caraúbas, com certeza vai trazer um grande desenvolvimento, e nós estamos tentando nos  preparar para este período pelo qual esta passando o município de Caraúbas, com medidas a curto prazo, que são: retiradas de vazamento da adutora, onde há uma semana atrás já foram feitos  algumas revisões e a metade dos vazamentos já foram solucionados”.

Ele também pediu para a população de Caraúbas se prepararem para uma parada de dois dias no abastecimento de Caraúbas. “Alertamos a toda a população  que, no dia 11 e 12 vai haver uma parada no abastecimento de água para verificar todas as tubulações e tirar todos os vazamentos existentes, e aí vai um alerta para a população que durante estes dias se preparem, para não passar por dificuldade  no tocante as necessidade domesticas”. Destacou.  
O Gerente Regional da CAERN também falou da adutora da comunidade do Apanha Peixe: “Com relação a adutora do Apanha Peixe nós estamos já preparando algo a curto prazo, para chegar água em algumas comunidades, onde a situação de São Geraldo é crítica e estamos pensando em melhorar a situação do poço, também vai ser feito uma fiscalização minuciosa da adutora, onde informações chegam  até nós que existe uma quantidade enorme de furtos, o conhecido gato, nós vamos procurar saber quem são as pessoas que estão cometendo estes furtos e conseqüentemente punir os infratores, pois se tirar os gatos que segundo informações são muitos e não haver nem uma punição, conseqüentemente eles vão voltar a praticar os mesmos delitos”. Disse.

Em relação a situação da região mais alta da cidade, que as vezes demora 15 dias para a água chegar nas casa mais distantes, ele disse: “Nós estamos preparando um projeto junto ao governo federal que já foi pré - aprovado, onde vai ser investido  mais de 8 milhões no município de Caraúbas, onde vai ser instalado esgotos para o esgotamento sanitários e também a melhoria do abastecimento de água, em que consiste, nas melhorias na rede de abastecimento, construções de mais reservatórios e com certeza vai resolver definitivamente o problema do abastecimento de água no município de Caraúbas”. 
Continuando ele desse: “Então a solução definitiva para vocês é com esta obra. No entanto, nós iremos fazer um trabalho paliativo e iremos ver um local mais apropriado para colocarmos uns Boosteres para abastecer esta região que irá diminuir a falta de água nas localidades mais alta da cidade e com certeza a rotatividade do abastecimento de água na cidade irá melhorar significativamente, quanto o projeto não seja executado. O projeto está previsto para o final deste ano.

Juntamente com o Gerente Regional da CAERN - Francisco Nehilton Negreiros de Barreto, a equipe técnica da CAERN, como também, o Secretário de Governo - Edson Moraes, Secretária de Políticas do Campo e Meio Ambiente - Sheyla Gurgel e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais - José Maria Júnior.

Gidel de Morais

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem