Protozoário causador da doença de Chagas pode gerar remédio para cardíacos

Há quase 100 anos Carlos Chagas apresentava ao mundo a sua genial descoberta sobre o ciclo do Trypanosoma cruzi e a sua transmissão através das fezes de triatomíneos, insetos hematófagos conhecidos como barbeiros. No entanto, mesmo protozoário que causa a doença de Chagas pode ser também um agente decisivo no combate a outras doenças cardíacas. Uma pesquisa do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (Incor-USP) aponta o Trypanosoma cruzi como o gerador natural do que pode vir a ser um novo remédio contra o acúmulo de colesterol em veias e artérias.

O Trypanosoma cruzi é produtor de uma enzima chamada transialidase. Estudos feitos ao longo de quase dez anos pelo Incor-USP já comprovaram que, em animais, essa enzima faz com que placas de colesterol fixadas nas artérias se desmanchem, reduzindo assim o risco de enfartes.

As pesquisas sobre a enzima são coordenadas pela diretora do Laboratório de Inflamação e Infecção do Incor-USP, Maria de Lourdes Higuchi, que se dedica, desde o início de sua carreira como pesquisadora, a estudar a doença de Chagas.

Gidel de Morais

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem