Estados, municípios e Distrito Federal devem prestar contas ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) dos recursos recebidos em 2011 pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) até 9 de março.
Além disso, os gestores devem informar à autarquia os dados sobre os investimentos feitos em educação em 2012. Pela Constituição Federal, estados e municípios devem investir em educação pelo menos 25% de sua arrecadação de tributos. O prazo vai até 30 de abril para os municípios e até 31 de maio para os estados e Distrito Federal.
No caso da prestação de contas do PNAE, aqueles que não cumprirem o prazo podem ficar sem os recursos do governo federal para a alimentação escolar enquanto não regularizarem a situação. Os gestores devem encaminhar os dados pelo Sistema de Gestão de Prestação de Contas (SiGPC), também conhecido como contas online, disponível no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
De acordo com o FNDE, até o fim da tarde desta quinta-feira (28), mais de 3,9 mil prefeituras de 22 estados, ou seja, 70% dos municípios, ainda não haviam prestado contas dos recursos da alimentação escolar no contas online.
Os novos prefeitos que ainda não têm senha do sistema devem entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 0800-616161. O FNDE disponibilizou também um guia para auxiliar os gestores na prestação de contas.
Após o fim do prazo, as contas serão analisadas e um parecer será enviado pelos profissionais responsáveis ao FNDE até o dia 23 de abril. A partir dessa data, as informações receberão ou não a aprovação da autarquia. Segundo o FNDE, o orçamento do PNAE para este ano é de R$ 3,5 bilhões, para beneficiar mais de 44 milhões de alunos da educação básica, incluindo o ensino de jovens e adultos.
Além das contas do PNAE, autarquia recebe também, desde a segunda-feira (25) os dados sobre os investimentos feitos em educação em 2012. Eles devem ser enviados pelos municípios, estados e Distrito Federal por meio do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (Siope).
Nesse caso, quem não cumprir o prazo ou não conseguir comprovar que investiu 25% do orçamento em educação fica inadimplente no Cadastro Único de Convênios (Cauc) do governo federal. Com isso, deixa de receber os recursos de transferências voluntárias da União e fica impossibilitado de firmar novos convênios com órgãos federais.
Edição: José Romildo
Mariana Tokarnia, Repórter da Agência Brasil
______________________________________________________
Venha tratar da sua visão aqui na “Nossa Ótica”, a Melhor ótica da Região!
A “Nossa Ótica” é a combinação certa que você procura entre preço e qualidade em óculos solares e de grau, com as melhores lentes do mercado.
A “Nossa Ótica” é a Melhor ótica da Região e a que trata da sua Visão com extremo profissionalismo, comprovado pela experiência. Na Nossa Ótica a sua visão está em primeiro lugar. Contando com médicos oftalmológicos, como é o caso de: Dr. Níkolas Dias e Dra. Micheli Coelho de Mossoró/RN.
A “Nossa Ótica” realiza exames de vista, teste do olhinho, mapeamento de retina. “Nossa Ótica” também fornece laudo para Detran e INSS.
Você pode marcar consulta com Mara, ou diretamente na “Nossa Ótica”, que fica localizada na Praça Reinaldo Pimenta, 95 – no Centro de Caraúbas/RN.
Contato: (84) 9682-0605
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)