Em celebração antecipada ao Dia Internacional da Mulher, vários grupos de mulheres caraubenses se uniram na manhã desta sexta-feira para realizar uma grande mobilização em Caraúbas/RN. A temática da marcha foi "Contra a Miséria: Essa Luta é das Mulheres. Serviço Público de qualidade, no campo e na cidade".
Inicialmente, foi realizado um protesto na entrada de nossa cidade. Exibindo faixas, fazendo discursos e entoando palavras de ordem e apelo às autoridades nacionais, estaduais e municipais, os trabalhadores interditaram um trecho da RN-117 durante alguns minutos.
Logo depois, todos seguiram em caminhada rumo ao Centro. Na oportunidade, ocorreu uma parada em frente à sede da Secretaria Municipal de Educação, da Cultura e do Desporto. Todos foram recebidos pela Secretária Vânia Praxedes, que ouviu atentamente as reivindicações e se comprometeu em cobrar dos gestores municipais o atendimento das mesmas.
O ato, que foi organizado por entidades como os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e dos Servidores Públicos Municipais, a ATOS, FOCAMPO, CUT, FETARN, FETAM, Grupos de Mulheres e de Jovens, Associações, Conselho Tutelar, entre outros, foi encerrado nas proximidades da Praça Reinaldo Pimenta.
Reivindicações apresentadas durante a mobilização
A exemplo do que aconteceu nos anos anteriores, a edição 2013 da "Marcha das Mulheres" teve uma significativa participação popular. A mobilização é de grande importância, pois constitui um momento de apresentar as reivindicações.
Não apenas as mulheres, mas todos os que participaram, tiveram a oportunidade de mostrar sua indignação acerca do tratamento dado por todas as esferas do poder à classe trabalhadora, seja ela oriunda do campo ou da cidade. Em forma de cartazes, faixas ou mesmo em suas falas, os principais pedidos eram os seguintes:
#Melhorias na questão do abastecimento de água nas localidades rurais;
#Desenvolvimento de projetos voltados para a convivência com o semi-árido;
#Implementação de medidas que venha a contribuir para o combate à violência no trânsito;
#Melhorias no Transporte Escolar para os estudantes da zona rural;
#Mais Linhas de Crédito para os pequenos produtores;
#Fortalecimento da Agricultura Familiar;
#Mais segurança pública, na cidade e na zona rural;
#Melhorias salariais para os servidores da educação municipal;
#Perfuração de poços;
#Melhorias estruturais nos Assentamentos;
#Apoio ao Conselho Tutelar, sobretudo no tocante ao combate às drogas e a violência em relação às crianças e adolescentes;
#Entre outros.
Maykon Oliveira/Gidel de Morais
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)