VISTA AÉREA DA CIDADE DE CARAÚBAS -RNFOTO - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA PMCDistâncias296 km da Capital. |
Neste dia tão glorioso datado em 05 de março todos os caraubenses, enchem seu peito de orgulho, em fazer parte desta cidade de leal tradição, data que marca o aniversário de 145 anos de existência, com muita luta.
Seu povo forte trabalhador, que passa a seca com sacrifícios, mas que não desiste nunca, e são essas características que diferenciam o povo caraubense.
Parabéns a todos os caraubenses que de certa forma fazem parte dessa linda história, e que hoje é sem dúvidas uma bela cidade acolhedora, linda, desenvolvida, e que cada dia anda em rumo ao progresso.
Conheça um pouco da história de Caraúbas
Caraúbas é derivado da existência de uma densa mata povoada por Caraúbas (Jacarandá copaia) – árvores de casca amargosa e folhas amarelas, situada na margem direita de um afluente do Rio Apodi. Caraúbas é uma planta da família das Bignoniáceas.
Ainda hoje existem diversas caraubeiras em nossa cidade, principalmente nas ruas da Praça São Sebastião e em outros locais da cidade.
Conforme Manoel Jácome de Lima (1958), diz que sobre a origem do nome de Caraúbas, o Dr. Manoel Dantas escreveu:
“As margens de um afluente do Rio Mossoró, eram tantas as Caraúbas que davam sobra e ostentava um cerne gigantesco que os viajantes, nas suas jornadas, marcavam sempre um ponto de descanso na várzea das Caraúbas, nome que passou a município e à cidade que hoje se ergue, com seu casario regular e bem tratado, no meio de extensos tabuleiros.”
O primeiro nome dado a Caraúbas foi Várzea das Caraúbas; depois os índios Payacus chamaram Carahu-mba (fruta da casaca negra) – nome de uma árvore na linguagem indígena (tupy Guarany); logo após os tropeiros chamaram-na de Caraúbas, nome que passou ao Município e posteriormente á cidade.
Com o crescimento da povoação foi criado o Distrito de Paz de Caraúbas no dia 23 de março de 1852, pela Lei Provincial nº. 250, sendo instalado um Juizado de Paz, depois é que passou a Município e, mais tarde, a Cidade.
Fundação
O Capitão Leandro Bezerra Cavalcante, veio de Pernambuco, com a finalidade de fixar residência em nosso município atendendo um convite do tenente General Francisco de Souza Falcão, entre 1760 e 1770, e aqui instalou uma fazenda de gado.
Em 1791, uma grande seca ameaçou exterminar o gado da região. Leandro da Cunha, devoto de São Sebastião, prometeu construir uma capela para o santo se surgisse água franca para a manutenção de sua fazenda. Cavando então um poço perto do riacho a água jorrou em abundância e nunca mais secou. A partir desse momento o poço passou a ser chamado de Poço de São Sebastião.
Construída a capela, as romarias e as festas religiosas realizadas atraíam para o local grande número de fiéis, que vinham até mesmo dos mais distantes sertões e, como a fazenda de Leandro não tinha nome, todos diziam que estavam indo para as “Caraúbas”.
O distrito Caraúbas foi criado pela Lei n° 250, de 23 de março de 1852 e elevado à freguesia pela Lei 408, de 1 de setembro de 1858. Em 5 de março de 1868, através da Lei 601, Caraúbas desmembrou-se de Apodi e tornou-se município do Rio Grande do Norte.
______________________________________________________
Clube Verdes Mares investe em área de lazer com piscina
O tradicional Verdes Mares, palco de grandes eventos para a juventude, agora está inovando seu espaço de lazer transformando num local aconchegante para toda a família curtir um sol no fim de semana e feriado. O clube fez maiores investimentos para melhor servir.
O clube dispõe ainda de tira gosto, uma bebida geladinha para refrescar o calor além é claro de um bom banho de piscina e bica.
A mais nova opção de lazer estará aberta todos os dias, a partir das 08h até 22h.
Confira alguns dos diversos pratos:
Churrasco Misto.
Carne de Boi.
Frango.
Linguiça.
Peixe Frito.
Peixe Cozido.
e muito mais...
Organização: Alion Amorim
Contato: 9670 3736
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)