Nos dois últimos sábados (21 e 27/02) os alunos do curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista do PRONATEC tiveram 3 aulas de campo: no Açude Castanhão no Ceará, Em Icapuí e em Grossos.
No Castanhão os mesmos conheceram a Cooperativa Curupati-peixe, onde 41 famílias cultivam tilápias no sistema de tanque-redes. Através do presidente da Cooperativa o Sr. Ernesto, os alunos puderam conhecer na prática como funciona uma cooperativa de aquicultores.
Ainda no Ceará os alunos visitaram o projeto Mulheres de Corpo e Algas em Icapuí, onde é feito o cultivo e processamento de algas marinhas. As algas são usadas para fabricação de cosméticos (shampoo, sabonete) e alimentos (mousses, gelatinas, panquecas).
No município de Grossos-RN pudemos conhecer a Associação das Marisqueiras que pescam e beneficiam o molusco Anomalocardia brasiliana (búzio) e utilizam suas conchas como fonte de cálcio para rações e na construção civil.
O curso vem sendo ministrado desde 05/12/2014 pelo Eng. de Pesca Ellano Silva em parceria entre o Governo Federal, Ministério da Pesca, UFRN-EAJ e a Colônia de Pescadores Z-49, sendo articulado pelo presidente da mesma o Sr. João Sobrinho de Morais. Este curso tem por objetivo capacitar os alunos para atuar no apoio e desenvolvimento de ações dos projetos de cooperativas, na constituição de cooperativas em comunidades locais, buscando melhorias na qualidade de vida das comunidades. Gostaríamos de deixar registrado nosso agradecimento ao secretário de educação o Sr. Robenildo Lima e ao prefeito Ademar Ferreira pelo apoio dado e por cederem o transporte para realização desta aula de campo.
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)