Está sancionada a Lei Ordinária Nº 1.141/2015, 05 de outubro de 2015, que aprova o Sistema Municipal de Cultura, que dispõe seus objetivos prevendo a organização, gestão, inter-relações entre os seus componentes, recursos humanos, financiamento e dá outras providências sobre o desenvolvimento da cultura da cidade Caraúbas. A lei foi publicada no Diário Oficial na última terça-feira (06).
Na prática esta lei articula a secretaria, o conselho, e fundo municipal de cultura, apontando como um projeto pode ser financiado pelo município e, principalmente, seu acesso aos recursos estaduais e nacionais. Sendo assim, o município está autorizado a concorrer aos editais nacionais, que obrigatoriamente só são permitidos a concorrência caso esteja com o sistema de cultura em dia. Atualmente o município concorre a editais para beneficiar a Banda de Música Municipal e reestruturar a Biblioteca Municipal.
Segundo o secretário de cultura do município, Marcos Roberto, o Sistema é um passo fundamental para conquistar recursos destinados exclusivamente para a cultura local, assim poderá ser dado um maior incentivo às políticas culturais, aos seus personagens e a sua propagação. Outros passos importantes ainda serão apresentados como o Sistema de Informações Culturais, que constará todas as manifestações e artistas caraubenses, e o Sistema de Formação Cultural, de onde partirão as oficinas e capacitações.
Além do Sistema de Cultura, o Plano Municipal de Cultura também está próximo a ser implementado. Na última quinta-feira (8), o Conselho Municipal se reuniu para continuar as discussões dos pontos que abrangem o Plano. Os conselheiros fazem uma análise de cada ponto que têm uma perspectiva das políticas culturais para os próximos dez anos.
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)