No ultimo domingo (10/04) a cidade de Assu no Rio Grande do Norte recebeu cerca de 280 ciclistas para a 1ª Ecotrilha do Vale do Assu, dentre eles alguns ciclistas da equipe Caraubas Bike Team esteve participando do evento.
O café da manhã foi marcado para as 5h e a largada do evento às 6h no dia 10/04. Com um pouco de atraso a largada foi dada às 07h quando o sol já reinava, e a expectativa pelas surpresas que nos reservava só aumentava.
Acompanhados pelo carro de som, percorremos um trajeto em asfalto ainda por algumas ruas do centro da cidade, até chegarmos a BR-405 onde pegamos o início da trilha. Uma bifurcação logo no início aparecia aos ciclistas indicando o caminho para quem iria percorrer o trecho de 35km e de 50km.
Todos os ciclistas da equipe Caraubas Bike Team optaram pelo percurso de 50km que por sinal fora classificado com nível muito alto, mas que quem estivesse preparado fisicamente venceria. No início do percurso os atletas se deparam logo com um trecho bastante complicado. Entre subidas e descidas, pedras soltas, single-tracks, areia e travessia de rios, os ciclistas foram vencendo todos os obstáculos do terreno. Obstáculos por sinais bastante difíceis!
Em certo trecho onde a sinalização se rompeu, alguns ciclistas se perderam no percurso e foram parar nos rochedos do sangradouro da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. O terreno era tão irregular, em que não era possível pedalar. Motos equipadas de trilha que a organização utilizava tiveram dificuldade para passar em determinados trechos recheados de pedras, às vezes íngremes, às vezes com buracos feitos pela ação da água, e caminhar fez parte deste trecho durante alguns minutos.
Alguns ciclistas foram contemplados com paisagens fantásticas do vale. Depois do trecho complicado por trás da parede da barragem um estradão com uma vista maravilhosa da barragem, com verde resplandecente.
Os pontos de apoios sempre bem equipados com frutas, água, gelo, energético, sombra, além de alguns pontos para banho divertiam os ciclistas.
No final da trilha, antes de chegar na cidade, os atletas foram direcionados à atravessar um rio com água acima da cintura. Alguns já bastante cansados e outros exautos tiveram que colocar suas bicicletas nas costas, tudo acompanhado sob a supervisão de 2 integrantes do Corpo de Bombeiros.
O percurso chamou bastante à atenção dos trilheiros, tachado como muito pesado, a 1ª Ecotrilha do Vale do Assu foi um evento com percurso bastante técnico e aqueles que tinham uma melhor preparação física se sobressaíram melhor e conseguiram manter um bom ritmo. Uma verdadeira trilha, com aventura e adrenalina, foi assim a Ecotrilha em Assú/RN. Os atletas do Caraúbas Bike estão de parabéns, onde todos poderam concluir com êxito todo o percurso, alguns com um ritmo melhor e outros curtindo verdadeiramente toda a paisagem proporcionada pela natureza do vale.
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)