Disciplina de LIBRAS agora é Obrigatória no currículo escolar das escolas municipais de Caraúbas

Na Penúltima Sessão do ano - 14ª Sessão do Segundo Período Legislativo, contou com a presença do Prefeito Ademar Ferreira (PMDB)

A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS agora passará a ser um componente curricular obrigatório nas escolas municipais de Caraúbas, com a Lei aprovada na Câmara de Vereadores no último dia 02 de dezembro por unanimidade os Edis aprovaram a Propositura que é pioneirismo na região.

 O Projeto de Lei Nº 017/2016 de autoria do Parlamentar Edson Moraes, nesta sexta feira dia 09 de dezembro chegou hoje a Câmara Municipal de Caraúbas já sancionada com o número de 1.173/2016, e com prazos para ser cumprido todo o andamento da devida lei nas escolas caraubenses.

Este assunto é de extrema relevância no contexto educacional atual, principalmente após mais de uma década de reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais, pela Lei 10.436 de 22 de abril de 2002, e regulamentada pelo Decreto 5626 de 22 de dezembro de 2005. O Decreto Federal estabelece que alunos com deficiência auditiva tenham o direito a uma educação bilíngue nas classes regulares. Isso significa que eles precisam aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e a Língua Portuguesa em sua modalidade escrita como segunda língua. Por isso, a Língua Brasileira de Sinais deve ser adquirida pelas crianças surdas o mais cedo possível - o que, em geral, acontece na escola quando ela é inclusiva.

Esta luta tem sido muito debatida em reuniões com professores surdos como Acaci Viana da Escola Estadual Lourenço Gurgel e João Batista professor da UFERSA/Caraúbas, que através de um ofício entregue em sessão ao Presidente da Casa relatando sobre a importância da disciplina de LIBRAS no currículo escolar que traria alegria para as crianças surdas, jovens e adultas, e não só os surdos, mas aos ouvintes que poderão aprender uma nova língua.

Parabéns ao Presidente da Câmara que percebeu a importância da inclusão para a Comunidade Surda, atendendo a demanda de surdos caraubenses dando-lhes a oportunidade de no futuro todos se comunicarem surdos com ouvintes de forma bem clara através da aquisição das LIBRAS, este fruto será colhido mais na frente e com certeza todos olharão para traz e terão mito orgulho de ser caraubense pois foi primeira cidade da região a aderir a Lei de LIBRAS.


Clique Aqui e veja todas as fotos da 14ª Sessão do Segundo Período Legislativo

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem