HOSPITAL REGIONAL DOUTOR AGNALDO PEREIRA DA SILVA –Caraúbas/RN
16 de junho de 2017
MARIA LEUDIMAR DE LIMA – Ex-diretora geral
PRESTAÇÃO DE CONTAS DA GESTÃO 2015-2017
(Cunho administrativo-geral)
Venho através deste, em todos os conceitos legais, apresentar-vos o documento referido à prestação de contas da gestão 2015-2017, regida por MARIA LEUDIMAR DE LIMA nos cargos de diretora administrativa (2015-2016) e geral (2016-2017), do Hospital Regional Doutor Agnaldo Pereira da Silva, com sede em Caraúbas, Rio Grande do Norte. Tal documento conterá detalhadamente as mudanças e os benefícios providos pela gestão em determinados setores da instituição, tais quais:
• Nutrição/cozinha;
• Arquivo,
• Transporte;
• Laboratório;
• Ultrassonografia;
• Almoxarifado;
• Clínicas médica e pediátrica;
• Serviços gerais;
• Central de material/esterilização;
• Portaria;
• Urgência/Pronto Socorro;
• Serviço social;
• Raios-X;
• Farmácia;
• SAME;
• Lavanderia;
• Setor de costura;
• Administração;
• Outros.
Todas estas se apresentam detalhadas abaixo – as mudanças ocorridas neste período de dois anos. Vale a ressalva de que todas as informações postas neste documento são verídicas, passíveis de serem comprovadas, e sustentadas pelo bom senso de escrita deste redator.
Tais mudanças começam, então, pela área de nutrição/cozinha do Hospital Regional. Estas foram:
• Aquisição de:
um fogão de oito bocas;
dois armários (postos na parede);
uma geladeira duplex;
dois freezers (um vertical e outro horizontal);
três ventiladores de parede;
um micro-ondas;
um armário para arquivo;
uma cadeira giratória;
um birô.
• Abastecimento total de alimentícios hortifrutigranjeiros e perecíveis;
• Provisão sem cortes de gêneros alimentícios.
Continuamos, então, pela área de arquivo do Hospital. Estas foram:
• Aquisição de:
piso de cerâmica;
um birô;
um armário para arquivo;
cadeiras para a espera.
O próximo ponto a ser enfocado, então, é a área de transporte da Unidade de Saúde Regional. Os benefícios conseguidos foram:
• Aquisição de:
uma ambulância locada pelo registro de preço da SEHAR/RN;
um novo motor para a ambulância do próprio Hospital (está sendo montado na oficina, em Mossoró/RN);
uma Chevrolet S10 locada por um ano pelo registro de preço da SEHAR/RN (entre 2016 e 2017).
A próxima área a ser enfocada é a de laboratório da Unidade. Nesta, os benefícios providos pela gestão foram:
• Aquisição de:
um computador;
uma impressora;
reagentes para casos de infartos;
um ventilador de parede para a sala de preparação de material;
uma cadeira giratória.
• Informatização da digitação de resultados de exames, que antes eram datilografados;
• Provisão de reagentes para que sejam levantados resultados imediatos acerca de casos de infarto, algo antes realizado somente no Hospital Tarcísio Maia;
• Reforma da bancada na sala de coleta.
Chegamos, então, ao setor de ultrassonografia do Hospital Regional Doutor Agnaldo Pereira da Silva. Neste, foram realizadas as:
• Aquisição de:
uma central de ar;
um armário de duas portas (posto de parede);
cadeiras de espera.
O próximo ponto destacado nesta prestação de contas é referido ao setor do almoxarifado. Neste, a gestão conseguiu realizar a:
• Aquisição/estoque de:
mais de vinte colchões;
uma mesa redonda para reuniões;
três centrais de ar;
vinte aparelhos tipo carrinho para a medição de pressão arterial.
A próxima área a ser descrita abaixo é a relativa às clínicas médica e pediátrica, ponto vital do Hospital. Nestas, foi realizado:
• Reativação de uma enfermaria, com nova climatização;
• Manutenção e abastecimento da brinquedoteca do Hospital, com a parceria das organizações Filhas de Jó e DeMolays.
O próximo ponto a ser enfocado, então, é a área de serviços gerais da Unidade de Saúde Regional. Os benefícios conseguidos foram:
• Aquisição de:
um motor para bombear água;
um carrinho para a limpeza;
bancos para moto-taxistas (com parceria do Blog Icém Caraúbas).
Continuamos, então, pela central de materialização/esterilização do Hospital. As mudanças neste setor foram:
• Aquisição de:
uma central de ar.
• Processo de climatização de toda a sala.
Na portaria, as mudanças providas foram as seguintes:
• Aquisição de:
crachás para os porteiros;
um armário para pertences de funcionários e pacientes;
um birô;
uma cadeira giratória.
• Reativação da linha telefônica da recepção;
• Organização das portas, mantendo-as sempre fechadas.
A próxima área a ser enfocada é a de urgência/Pronto Socorro da Unidade. Nesta, os benefícios providos pela gestão foram:
• Aquisição de:
uma bomba de infusão com equipos;
duas caixas de madeira para a ouvidoria;
dois ventiladores de parede para o corredor;
dois aparelhos de nebulização;
uma central de ar para o Pronto Socorro;
um desfibrilador;
dois otoscópios.
• Criação da sala de estabilização para urgências e emergências;
• Criação da sala de acolhimento, acoplada com o serviço social.
Os pontos seguintes são referentes ao serviço social/regulação/acolhimento. Neste espaço, as mudanças providas pela gestão 2015-2017 foram:
• Aquisição de:
uma central de ar;
uma balança;
um armário para arquivo;
um aparelho digital para medição da pressão arterial.
O próximo ponto destacado nesta prestação de contas é referido ao setor de Raios-X. Neste, a gestão conseguiu realizar a:
• Aquisição de:
uma central de ar.
• Reativação deste setor, bem como da máquina de raios-x.
Já como um dos últimos setores aqui postos, os pontos a seguir referem-se à farmácia da Unidade.
• Aquisição de:
um computador para o controle das entradas e saídas de medicamentos e material hospitalar.
Continuamos, então, pelo SAME do Hospital. As mudanças neste setor foram:
• Aquisição de:
um ventilador de parede;
duas cadeiras giratórias;
uma central de ar.
Como antepenúltimo setor enfocado nesta prestação de contas, a lavanderia foi agraciada, durante esta gestão, pelos seguintes pontos:
• Aquisição de:
um ventilador de parede.
Como penúltimo ponto abordado, as mudanças providas pela gestão no setor de administração foram as seguintes:
• Aquisição de:
uma central de ar para a secretaria;
birô e cadeiras;
uma impressora para o Recursos Humanos.
Por fim, as mudanças ocorridas no setor de costura foram:
• Aquisição de:
suporte (caixa) para a máquina de costura;
um estoque de enxoval durante o período de dois anos.
Entretanto, a gestão não se prendeu somente aos setores pré-estabelecidos pelo hospital. A mesma realizou atividades externas, tais quais:
• Reativação do núcleo epidemiológico;
• Realização dos determinados eventos:
São João do Hospital 2016;
Semana do aleitamento materno;
Outubro Rosa (Palestra e caminhada);
Novembro Azul (Palestra e caminhada);
Natal do Hospital 2016.
Por fim, a gestão 2015-2017, mesmo antes de terminar, acabou por começar projetos que não foram inteiramente terminados até o momento da escrita deste relatório – atividades estas que foram iniciadas e ainda estão em processo de andamento, seja em estágios iniciais de negociação ou mais avançados. Tais atividades são:
• Aquisição de:
um carro administrativo (modelo Volkswagen Amarok);
dez computadores, impressoras e no-breaks totalmente licitados, esperando somente a entrega do fornecedor;
um serviço de som ambiente para toda a área hospitalar;
dez centrais de ar pelo registro de preço;
pedido de enxoval pelo registro de preço da SESAP;
material para laboratório;
recargas para extintores;
máquinas e equipamentos para o laboratório;
dosímetros e testes do raios-x.
• Construção de um auditório;
• Reforma física da estrutura hospitalar;
• Reforma de toda a rede elétrica da instalação hospitalar;
• Contratação de vigilantes;
• Pedido de periculosidade para os funcionários do laboratório através do COMPAPE;
• Pedido de avaliação de um membro da CCI na CONTROL;
• Saldo em duas empresas para a compra de materiais que venham a ser necessários.
Todos os dados acimados resumem-se na prestação de contas feita pela ex-diretora geral do Hospital Regional, MARIA LEUDIMAR DE LIMA, e é totalmente baseada em verdades, não havendo, portanto, a colocação de pontos que não vieram a acontecer.
Tal documento será repassado ao Ministério Público, à SESAP, ao Hospital Regional Doutor Agnaldo Pereira da Silva e à imprensa local; todos no intuito de informar os processos realizados durante a gestão 2015-2017, como requisitado pelo fim da gestão.
CARAÚBAS/RN
16 de junho de 2017
AGRADECIMENTOS
Aos vinte e oito dias do mês de fevereiro, do ano de 2016, quando recebi o convite para assumir a direção geral, através do então Júnior e Eugênio Alves, o Hospital Regional de Caraúbas encontrava-se em um de seus momentos mais críticos.
Não tive, então, dúvidas de que estaria encarando um dos maiores desafios de minha vida, porém a coragem de enfrentar as adversidades e o desejo de contribuir para a criação de uma saúde pública de melhor qualidade, me fizeram aceitar prontamente, e sem hesitação. Estou, pois, convicta de que assumi tal compromisso com dedicação, responsabilidade e, acima de tudo, honestidade.
Trabalhar com saúde pública em nosso país está se tornando cada dia um trabalho mais angustiante, mas difícil. E no interior do Rio Grande do Norte, isto se torna bem mais complicado, delicado. Lidar com profissionais submetidos à alta carga de estresse, sem valorização por parte do Estado e sem condições dignas de trabalho, requer o mínimo de sensibilidade e bom senso – o que muitos podem chamar de negligência ou irresponsabilidade. Mas para salvar vidas, e manter o serviço funcionando, tem de haver muita flexibilidade e bom relacionamento.
Fiz um diário esforço para dar o melhor de mim no intuito de contornar os problemas. Não hesitei se quer uma vez: até me sacrifiquei e me arrisquei por este hospital que tanto amo. Diante de uma grande crise econômica, sem nenhuma autonomia financeira (administrativa, e por que não dizer cultural, que se instaurou no nosso hospital), perseverei na luta.
Não me arrependo de nada: aprendi e cresci exageradamente nestes dois anos como diretora administrativa e geral. Saio com a consciência muito tranquila e satisfeita de que minha contribuição mudou o Hospital Regional.
Agradeço, então, carinhosamente toda a confiança que me foi dada por todos os funcionários – todo o carinho, todos os ensinamentos. Aqui vivemos em família, e nesta, teci laços que levarei para sempre comigo.
Desculpo-me por minhas falhas, pelas vezes que não consegui solucionar algum problema, pelos estresses muitas vezes incontroláveis...
Tenho a esperança de que dias melhores virão para o Hospital de Caraúbas, afinal, a semente foi lançada.
Muito obrigado dou aos meus guerreiros profissionais incansáveis, que aqui no Hospital de Caraúbas encontrei. Agradeço, então, à imprensa falada e escrita, principalmente ao Blog Icém Caraúbas, que sempre esteve do meu lado nesta caminhada.
Agradeço, desta vez enfaticamente, à minha família, que embora estivesse receosa devido ao meu problema de saúde (sistema arterial e coronário comprometido), sempre estiveram do meu lado durante esta jornada.
Aos médicos (em especial a Doutora Veluzia), só tenho a agradecer. Ao meu diretor administrativo Ricardo Guerra, meu muito obrigado. A toda a minha equipe de coordenadores: estou grata pela ajuda de cada um de vocês.
Peço a todos, por fim, que ajudem a nova gestão, pois sem o apoio dos profissionais, não somos capazes de fazer um bom trabalho.
Assistência Familiar São Luiz
Caraúbas e região contam com o melhor e mais completo Plano de Assistência da região. Assistência Familiar São Luiz, oferecendo-lhe vantagens em vida, tais como médicos conveniados, descontos em Clínicas médicas, farmácias, dentistas, exames laboratoriais, óticas, lojas de eletrodomésticos e comércio em geral, disponibilizando ainda equipamentos para convalescentes do tipo bengalas, muletas, tipóias, colchões, andadores, cadeiras de rodas e cadeira de banho.
Assistência Familiar São Luiz, assistência pós-vida 24 horas com opções de Planos Básico, Clássico e Especial, faça já o seu com os nossos vendedores ou procure hoje o escritório situado na Rua Dona Quitéria Nº 155, Centro – Caraúbas -RN, ou se preferir ligue para os telefones (84) 3337-2365 ou (84) 99940-0900. Informamos ainda que estamos disponibilizando aos nossos clientes novas formas de pagamento, Cartão de Crédito, depósitos em conta, transferência bancária e Boletos Bancários.
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