Sebrae lança movimento de apoio à produção artesanal

ICÉM CARAÚBAS | GIDEL DE MORAIS |16 DE MARÇO DE 2018 - 17:55HS




Para alertar sobre a burocracia e entraves à comercialização de produtos e alimentos feitos de modo artesanal ou por pequenas agroindústrias, o Sebrae lança o Movimento #EuApoioProdutoArtesanal. A ideia é reduzir as barreiras para estimular o consumo desses itens, que normalmente são fabricados por pequenos grupos produtivos, microempreendedores ou agricultores familiares e são carregados de cultura ou tradição. O lançamento da campanha ocorreu durante a abertura do Salon international de la restauration, de l'hôtellerie et de l'alimentation (Sirha 2018).

Considerado o mais importante em âmbito mundial para para profissionais de foodservice e hotelaria por reunir grandes chefs internacionais, o evento encerra nesta sexta-feira (16), no São Paulo Expo, e tem a presença de produtos potiguares em exposição: a flor de sal (Mossoró), a cachaça artesanal (Caicó) e o arroz vemelho (Apodi). A iniciativa do Sebrae de promover o movimento responde às demandas do segmento.

O movimento #EuApoioProdutoArtesanal tem como diretrizes a transparência dos procedimentos de regularização, a disponibilização de instrumentos norteadores do processo de regularização e a simplificação e padronização de procedimentos.

De acordo com o gerente de Agronegócios do Sebrae Nacional, Augusto Togni, o lançamento do movimento é apenas o início dos trabalhos, que devem ganhar mobilização durante este primeiro semestre. “Fico realmente sensibilizado com as conquistas do Sebrae no apoio ao pequeno produtor rural, pois os entraves são inúmeros e este é o momento de mudar esta realidade”, defendeu Togni.

Pesquisa realizada pelo Sebrae mostra que quase 70% dos entrevistados compram produtos de pequenos produtores rurais. A entrevista contou com a participação de 1.133 pessoas pela internet neste mês de março. E a grande maioria (85%) compra diretamente dos produtores.

O chef francês e presidente do Sirha São Paulo, Claude Troisgros, aprovou a iniciativa do Sebrae e destacou a importância da campanha. “Já fizemos o mesmo na França e funcionou. Agora, chegou a hora de fazermos o mesmo aqui, no Brasil”, enfatizou, completando: "A vida desses profissionais e empreendedores é muito difícil. Por isso, temos que apoiar este movimento”, declarou Troisgros na abertura do Sirha 2018.

O Sebrae participa do Sirha com o Espaço Terroir, que além da exposição dos produtos artesanais de 63 produtores atendidos pela instituição em vários estados, promove palestras no Lounge do Conhecimento, com aulas-show e harmonizações com produtos presentes à feira. Outro destaque da programação será a rodada de negócios, nesta quinta e sexta-feira, com o objetivo de aproximar empresários dos produtos artesanais e os possíveis compradores.



ENSINO COM QUALIDADE É NO EDUCANDÁRIO ÊXITO COLÉGIO E CURSO


A qualidade do ensino no Educandário Êxito Colégio e Curso no município de Caraúbas tem chamado a atenção da população, principalmente, de pais e alunos que reconhecem o compromisso que cada funcionário tem em repassar conhecimento de forma criativa e dinâmica capacitando alunos para um futuro melhor.




Acompanhe nossas novidades também no Facebook. Clique para curtir nossa fan Page

0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem