Como forma de reduzir a população de animais abandonados pelas ruas, contribuindo também com a saúde pública, a vereadora Francisca Leite (MDB), apresentou na tarde desta quinta-feira (28), durante a 7ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo da Câmara Municipal de Caraúbas, uma indicação solicitando a implantação de um programa de castração de cães e gatos em situação de rua.
A vereadora em sua justificava falou sobre o programa: “Através desta propositura, solicito ao Chefe do Poder Executivo Municipal que determine através da Secretaria Municipal de Saúde, que seja realizado uma ação/campanha para fomentar a castração de cães e gatos em situação de rua, existentes em nossa cidade”.
“Superpopulação de animais domésticos é um caso de saúde pública. A maior parte dos animais não consegue um lar, ficando pelas ruas, procriando indesejadamente, com sede, fome, sem abrigo, doentes, correndo riscos de atropelamento, maus tratos, bem como atacar a população, entre outros”, afirmou a vereadora.
Para encerra sua justificação a vereadora Francisca Leite disse que uma das maneiras mais eficazes para que isso não aconteça é castrando esses animais. A castração não é uma forma de mutilar o animal e sim de prevenir algumas doenças graves, evitar o abandono de filhotes impedindo as ninhadas indesejadas, praticando assim, a posse responsável. Após a castração os animas tendem a ficarem mais tranquilos, evitando possíveis ataques a população.
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)