Os casos de homicídio doloso (quando há a intenção de matar) e de intervenção policial são os tipos de morte violenta mais comuns nestes 10 primeiros meses do ano no Rio Grande do Norte. Das 1.206 mortes causadas de janeiro a outubro, 851 foram por homicídio doloso e 150 por “Ação Típica de Estado”, que é quando uma pessoa é morta por algum agente de segurança pública em pleno exercício da função.
Os dados são do Observatório da Violência (Obvio) – entidade não governamental que monitora, contabiliza e analisa as mortes violentas intencionais no estado.
De janeiro a outubro deste ano, o Rio Grande do Norte soma um total de 1.206 mortes violentas intencionais. O número é 29,3% menor que o registrado no mesmo período do ano passado.
Além dos casos de homicídio e intervenção policial, também chamam a atenção os casos de latrocínio (roubo seguido de morte), que registrou 47 ocorrências, e de feminicídio, com 18 mulheres mortas em razão da condição de gênero.
TIPOS DE OCORRÊNCIA DE MORTE
- Homicídio Doloso: 851
- Intervenção Policial: 150
- Latrocínio: 47
- Feminicídio: 18
O Obvio também atualizou a relação dos 20 municípios considerados mais violentos do RN. Confiram AQUI a lista completa.
Os dados divulgados pelo Obvio compõem um trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed), por meio da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análise Criminal (Coine).
Anderson Barbosa/Agora RN
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)