A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) realizou duas operações no período do carnaval. A “Tolerância Zero” flagrou sete detentos do semiaberto violando as regras do uso da tornozeleira eletrônica e recapturou um fugitivo com mandando de prisão em aberto nos polos de carnaval na Grande Natal. Nos presídios, 686 policiais penais fizeram revistas diárias em todas as unidades do Estado, sem registrar nenhuma alteração, confirmando que o sistema penitenciário está seguro, com controle e disciplina.
O secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio Filho, explicou que nos presídios foi desencadeada a operação “Saturação”. Os policiais penais realizaram revistas minuciosas nas estruturas, além de patrulhamento interno e externo, inclusive com o uso de cães farejadores. Nada de ilegal foi localizado, confirmando que as revistas diárias e o uso de novas tecnologias, como o scanner corporal, tem sido eficientes para garantir a segurança dos presídios. “Todas as 17 unidades foram fiscalizadas, de sexta a terça, visando possíveis objetos proibidos. Nada de ilegal foi encontrado e o objetivo foi alcançado: não tivemos qualquer tipo de ocorrência”, disse.
A fiscalização aconteceu sob a coordenação do Departamento de Operações Táticas (DOT) na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, no Presídio Rogério Coutinho, na Cadeia Pública de Ceará Mirim, na Cadeia Pública de Natal, na Cadeia Pública de Nova Cruz, na Penitenciária Estadual do Seridó, no Complexo Regional de Pau dos Ferros, na Cadeia Pública de Caraúbas, na Penitenciária Agrícola Mário Negócio, no Complexo Penal Dr. João Chaves Masculino e Feminino, na Cadeia Pública de Mossoró e no Centro de Detenção Provisório de Apodi. Essas unidades abrigam 6.922 detentos. Todos foram revistados.
A operação “Tolerância Zero” empregou 58 policiais penais nos principais polos de carnaval da Grande Natal. Sete detentos estavam fora do horário e local determinado para o uso da tornozeleira e foram encaminhados de volta ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça, que poderá determinar a regressão de regime. Um outro com mandando de prisão em aberto foi localizado e preso pelos policiais penais.
Para o secretário Pedro Florêncio, a operação “Tolerância Zero” impacta diretamente na diminuição da reincidência criminal. “Evita que as pessoas com tornozeleira voltem a cometer crimes e isso resulta diretamente na diminuição dos índices de criminalidade”, explicou. A Seap tem intensificado a fiscalização dos monitorados com tornozeleira eletrônica em todo Estado.
Homicídios em Caraúbas de 2016 a 2020, RN
Homicídios em 2020: Clique aqui e leia
Homicídios em 2019: Clique aqui e leia
Homicídios em 2018: Clique aqui e leia
Homicídios em 2017: Clique aqui e leia
Homicídios em 2016: Clique aqui e leia
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)