A partir de 25 minutos de coletiva da Secretaria Estadual de Saúde desta terça-feira (07), entre números oficiais do boletim epidemiológico do Covid-19 no Rio Grande do Norte, o trecho a seguir, sobre um cenário de número de infectados e óbitos começa a provocar repercussão nas redes sociais.
Segundo o órgão, em um CENÁRIO pessimista em que a população cada vez mais se distancie do isolamento social, em 15 de maio, “se não fizermos nada”, na questão do empenho da população para esse momento de medidas restritivas, projeta-se 10.500 mortes no período, e pelo menos 2 milhões de contaminados no estado.
Os números oficiais do Covid-19 no mundo, apontam, neste momento, 1,3 milhão de casos confirmados. O cenário especulado para o Rio Grande do Norte merece ser estudado.
Os cenários projetados pela secretaria são inação, mitigação e supressão. Inação significa lidar com a pandemia sem ações de contenção do vírus; mitigação prevê a diminuição da propagação com ações que evitem o contágio e supressão configura o rompimento efetivo das cadeias de transmissão, reduzindo os casos ao menor número possível.
A Sesap informa que atualiza os cenários e projeções a cada semana. A mitigação é o cenário adotado pelo Rio Grande do Norte e parte do Brasil.
Blog do BG
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)