O termo apropriado seria Ereção Canônica, mas popularmente, dizemos que em 1º de setembro de 1858, através da Lei 408, o presidente da província Antônio Marcelino Nunes Gonçalves sancionou a criação da Paróquia. Naquela época o Estado e a Igreja estavam mais associados com o Catolicismo sendo a religião oficial no Império do Brasil.
O primeiro Vigário a assumir a Paróquia foi o Pe. Florêncio Gomes que além do sacerdócio teve vida destacada na política.
Caraúbas tem ainda a particularidade de ter a primeira Paróquia no Estado dedicada a São Sebastião Mártir. Isso se deve aos milagres ocorridos em nosso município sempre que se recorreu ao Padroeiro.
Primeiramente, quando da seca na segunda metade do século XVIII e depois, em virtude do surto de cólera, no século XIX. Como em todas as vezes Caraúbas foi salva, atribui-se tais fatos à intercessão do Santo.
Novo milagre?
Caraúbas pode estar vivendo um terceiro milagre a ser atribuído a São Sebastião. Os números relativos ao Novo Coronavírus estão estáveis e chegou-se a ter três dias seguidos sem registro de novos casos.
No início da Pandemia, as autoridades civis e eclesiásticas dedicaram a cidade à Virgem Maria, a São Sebastião e invocaram a proteção do Anjo da Guarda do município. Os números mostram que os esforços das autoridades de saúde contam com o reforço celestial.
Imagens da procissão de São Sebastião em Caraúbas
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)