Fotos das consequências das chuvas e inundações na Alemanha e na Bélgica — Foto: Montagem com fotos da AP |
Mais de 60 pessoas morreram e centenas estão desaparecidas devido às fortes chuvas e inundações no oeste da Alemanha e na Bélgica.
Na Alemanha, autoridades informaram que 1.300 pessoas estão sendo consideradas "não reportadas" no distrito de Bad Neuenahr-Ahrweiler e não é possível saber quantas estão com problemas de comunicação e quantas podem ser vítimas ainda não localizadas.
As fortes enchentes transformaram ruas em rios com correntezas violentas, que "varreram" carros, arrancaram árvores e causaram o desabamento de algumas edificações.
Segundo a agência Associated Press, foram 58 mortes já confirmadas na Alemanha e 9 na Bélgica. O número deve aumentar por causa dos muitos desaparecidos.
Represas correm o risco de se romper nos dois países, e as chuvas também têm causado transtornos na Holanda e na França (veja mais abaixo).
Em visita aos Estados Unidos, a primeira-ministra alemã, Angela Merkel, disse que “é um dia que se caracteriza pelo medo, pelo desespero e pelo sofrimento”, pois “pequenos rios se transformaram em torrentes inundadas e devastadoras”.
Ela agradeceu às equipes de resgate e todos aqueles envolvidos no trabalho de buscas aos sobreviventes.
“Eu ofereço minha empatia e meu coração está com as pessoas que perderam entes queridos. Incluo aqueles na Bélgica, Luxemburgo e Holanda", acrescentou Merkel, que acredita que a extensão total da tragédia só será conhecida nos próximos dias.
As autoridades do estado da Renânia do Norte-Vestfália disseram que pelo menos 30 pessoas morreram, enquanto 28 mortes foram relatadas no estado da Renânia-Palatinado, ao sul.
Casas desabaram e foram arrastadas pelas águas na aldeia de Schuld, onde muitos estão desaparecidos e quatro mortes já foram confirmadas.
Outras duas pessoas morreram em porões inundados nas proximidades de Solingen e Unna. A polícia relatou outra morte no município de Rheinbach.
Veja no mapa abaixo as cidades mais afetadas:
Devastação causada pela enchente do rio Ahr, na aldeia Eifel de Schuld, no oeste da Alemanha. Foto tirada com um drone em 15 de julho de 2021. — Foto: Christoph Reichwein/DPA via AP |
Casas submersas pelas águas de rio que transbordou em Erdorf, na Alemanha, em 15 de julho de 2021. Chuvas contínuas inundaram várias vilas no sudoeste do país. — Foto: Harald Tittel/DPA via AP |
Homem caminha perto de carros danificados pela água em rua inundada em Mery, na província de Liege, na Bélgica, em 14 de julho de 2021 — Foto: Valentin Bianchi/AP |
Lojista observa enchente criar "rio" na principal rua do centro de Spa, na Bélgica, em 14 de julho de 2021 — Foto: Valentin Bianchi/AP |
Carros danificados em rua inundada em Mery, na província de Liege, na Bélgica, em 14 de julho de 2021 — Foto: Valentin Bianchi/AP |
Por G1
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)