![]() |
Franceses ocuparam as ruas de diversas cidades neste sábado (17) contra medidas sanitárias — Foto: YOAN VALAT/EFE |
Milhares de franceses protestaram neste sábado (17) em diferentes cidades da França contra as novas medidas sanitárias anticovid anunciadas recentemente naquele país. Os manifestantes se opõem à exigência de um certificado sanitário e também contra a vacinação obrigatória a algumas categorias profissionais.
Na última segunda-feira (12), o presidente francês Emmanuel Macron anunciou que o certificado sanitário usado para viagens dentro da União Europeia também valerá para o acesso a restaurantes, cafés e meios de transporte na França a partir de agosto.
Também informou que a vacinação contra a covid-19 é obrigatória para pessoas que trabalham em profissões ligadas à saúde, dentre outras categorias profissionais.
Muitos dos cidadãos franceses não aprovaram as novas medidas. Em Paris, os manifestantes saíram às ruas com cartazes que pediam por liberdade, pela renúncia de Macron e diziam "não à ditadura sanitária".
"Estamos em uma ditadura, estamos em uma tirania (...). Isso se chama apartheid entre 'vacinados e não-vacinados'", afirmou o político de extrema direita Florian Philippot, que encabeçava a marcha contra o governo.
![]() |
Paris teve bastante aglomeração em diversos pontos da cidade com as manifestações — Foto: YOAN VALAT/EFE |
Da AFP
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)