A Receita Federal apreendeu meia tonelada de cocaína em um contêiner carregado de frutas no porto de Natal. A carga seguiria para a Europa.
O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (5), durante uma fiscalização aduaneira. A droga estava em uma carga de limão, que tinha como destino o porto de Roterdã, na Holanda.
Segundo a Receita, a apreensão causou um prejuízo estimado de R$ 15 milhões ao narcotráfico.
"A apreensão é fruto do trabalho ininterrupto da aduana, com uso intensivo de tecnologia e de técnicas de análise e gerenciamento de risco", disse o órgão.
A droga foi encaminhada para a Polícia Federal, que é responsável pela investigação. Ninguém foi preso.
Em nota, a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), que administra o porto, afirmou que a apreensão aconteceu com auxílio do scanner de contêineres.
Ainda de acordo com a companhia, a apreensão demonstraria que a intensificação das ações de vigilância na área portuária estão surtindo efeito.
Rota do tráfico
Em outubro de 2020, a Polícia Federal prendeu quatro pessoas em flagrante no Porto de Natal com 238,9 quilos de cocaína. De acordo com a PF, a droga seria enxertada em um contêiner que seguiria para a Europa. A ação aconteceu em conjunto com a Receita Federal.
Em agosto, a PF também apreendeu 704 quilos de cocaína no porto.
Em 2019 a Polícia Federal já apontava a capital potiguar como ponto de partida para o tráfico internacional de drogas, com envio de cocaína principalmente para Holanda e Bélgica.
Desde outubro de 2018, mais de 10 toneladas de drogas que partiram de Natal também foram apreendidas no porto de Roterdã, na Holanda.
Por G1 RN
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)