Entrevista exclusiva: Conheça a história de Suêrda uma das primeiras integrantes do Bloco de Mãe Preta em Caraúbas


E chegou o carnaval, e em Caraúbas fica aquela nostalgia, lembrança gostosa dos tempos antigos de festa colorida, fantasia, batucada, carnaval de rua, bloquinho, roupa padronizada (abadá), ou mesmo improvisada. E a gente lembra logo daquele pessoal que realmente valorizava o Carnaval das antigas.


E hoje o Icém Caraúbas traz um pouco da carnavalesca dona Maria Suêrda de Sales ou Suêrda como todos a chamam. Quem não lembra dela, amiga e braço direito de Mãe Preta outra carnavalesca caraubense (In Memoriam).


Pois é, ela conversou com a gente e pelo que vimos e escutamos ainda tem muito samba no pé.


Dona Suêrda nasceu em Caraúbas no dia 11 de novembro de  1943 em Caraúbas-RN, filha do renomado Maestro Salustiano Sales da nossa sesquicentenária Banda de Música Maestro Joaquim Amâncio. Teve 7 filhos (In Memoriam filho Bruno Sales).


Dona Suêrda não teve vida fácil, sempre trabalhou e de 3 horas da manhã acordava para varrer as ruas do centro da cidade na profissão "Varredeira de rua".


Desde nova Suêrda gostava de folia e junto com Mãe Preta tiveram a ideia de fundar o (bloco de Mãe Preta). E anciosas esperavam as roupas chegar do Rio de Janeiro que uma parente de Mãe Preta enviava. 


Era assim que Suêrda, Mãe Preta e amigas arrastavam centenas de foliões por onde passava.


A equipe Icém Caraúbas agradece o carinho e receptividade da família Sales em nos receber tão bem.


O Bloco de Mãe Preta é muito antigo tem registros de 1959 e o Bloco já existia. 






























0 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem