Diocese de Santa Luzia de Mossoró/RN
Paróquia de São Sebastião – Caraúbas/RN
FESTA DE SÃO SEBASTIÃO
De 10 a 20 de janeiro de 2024
TEMA: “No amor a cristo para que todos sejam um”.
Mensagem Inicial
Amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus, paroquianos e devotos do glorioso mártir São Sebastião, mais uma vez nos reunimos como família cristã para vivenciarmos os dias de intensa alegria e da mais insigne graça para a nossa comunidade paroquial, a Festa do nosso padroeiro São Sebastião 2024.
A festa de padroeiro é para a Igreja um sopro de renovação que oferece – através das novenas e suas quermesses –, vitalidade e ânimo as nossas paróquias em meio a normalidade da vida cotidiana. São fortes momentos de evangelização. Ela é fundamental no processo de evangelização de uma paróquia uma vez que nos ajuda a reunir o povo de Deus em torno da santidade que foi vivida e hoje é contemplada como testemunho e modelo para nossa própria vida.
Pensemos […]. Quando se aproxima a semana que antecede a novena, já conseguimos sentir o cheiro da paçoca, do pastel, da galinha caipira, etc. Quem não gosta de uma boa quermesse? A conversa fraterna na barraca depois da novena é um momento propício para se confraternizar. A alegria e barulho das risadas no momento do leilão, a ansiedade para ganhar algum prêmio seja no sorteio de prêmios ou nos bingos relâmpagos […]. Vivenciamos isto em muitas comunidades paroquiais ao longo do ano e compreendemos que não há melhor forma de bem celebrar a vida dos santos do que fazendo a vontade de Deus. E sua vontade é “ver os irmãos e as irmãs reunidos e unidos” (Sl.133).
Fazer a vontade de Deus, assim como fizeram os santos celebrados nas festas, é construir espaços de acolhida e missão. A celebração em comunidade não é mero evento cultural ou ação entre amigos, mas sim expressão da ação do Espírito Santo que na unidade se desvela nas ações da Igreja de Jesus como momento de pura graça. Uma vez por ano nos reunimos para festejar nosso santo padroeiro São Sebastião. Logo, deve ser uma festa para falar ao coração, para cantar a ladainha a plenos pulmões, olhar nos olhos, estender as mãos e abraçar a um amigo, para ouvir um cântico antigo do qual temos saudade. Tudo isto é também o Evangelho sendo vivido.
“No amor à Cristo para que todos sejam um”. É esta a temática proposta para a edição 2024 da Festa de São Sebastião. Nossa Paróquia se propõe neste ano a refletir sobre a temática da UNIDADE E DA PAZ. A unidade é um dom, um presente dado pelo Espírito Santo aos cristãos. A unidade não é um objetivo a ser alcançado, pois há um só Deus e Pai de todos, uma só fé e um só batismo. A unidade pode ser conservada e isso significa que ela pode ser perdida. Dessa forma nos perguntamos: O que provoca a divisão dos cristãos, do Corpo de Cristo? Na prática, os motivos são os mais diversos. Podem ser mesquinhos, como orgulho, poder, falta de diálogo, autossuficiência, desentendimentos diversos e pessoais. Mas, muitas vezes, as situações podem ser mais complexas, como divisões por entendimentos doutrinários diferentes, não concordância em torno do que seja a verdade. Hoje, o mundo está presenciando de uma forma angustiante, muitas guerras entre nações. Existem também guerras travadas nas próprias famílias, no trabalho, na comunidade e na própria Igreja. No fundo é a prepotência de um povo que busca a dominação sobre o outro.
Em Efésios 4.2 o apóstolo Paulo escreve: “Sejam sempre humildes, bem-educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor”. O amor é o vínculo da paz. O amor torna possível a coexistência, mesmo quando há divergências. O amor orienta um coração humilde, bem-educado e paciente. Por isso, precisamos do amor. Aliás, o amor é outro dom precioso que recebemos de Deus e aprendemos dele. Deus nos ama em Cristo. E nem por isso ele deixa de nos buscar e de nos integrar à sua família. O amor de Deus, que excede o nosso humano entendimento, é que faz possível a comunhão de Deus conosco.
Por isso, meus irmãos e irmãs, é preciso procurar construir a comunhão, educar-nos à comunhão, a superar incompreensões e divisões, começando pela família, pela realidade eclesial, no diálogo ecumênico. O nosso mundo precisa de unidade e a Igreja é Casa de comunhão. Neste espírito de unidade, queremos convidar a todos os caraubenses, presentes, ausentes, adotivos, amigos e devotos de São Sebastião para vivenciar conosco a Festa de São Sebastião 2024.
Boa festa para todos! São Sebastião, interceda por todos!
Viva São Sebastião!!!
Pe. Íkaro Drêan da Silva Rêgo
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)