

Um projeto que tem sido discutido há mais de 20 anos irá se tornar realidade. Representantes de diversas cidades participaram na manhã desta sexta-feira (2), de uma audiência pública no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), na cidade de Apodi, para discutir o projeto de perenização do Rio Umari.
Na oportunidade, estiveram presentes o secretário estadual de Recursos Hídricos, Paulo Varela; o deputado federal Fernando Mineiro; a deputada estadual Divaneide; da cidade de Caraúbas representando o prefeito Givago Barreto, vereador Elionaldo Benevides; secretário Municipal de Política do Campo, José Maria Júnior e o ex-vereador Edson Morais. Além de delegações de diversos municípios como Apodi Felipe Guerra, Lucrécia, Almino Afonso, Rafael Godeiro, Umarizal, Olho d’Água do Borges, entre outros.
Há exatamente 20 anos nasceu o sonho da perenização do Rio Umari e, através do ex-vereador Edson Moares (na época), nasceu a luta para que por meio de um canal e seus afluentes, as águas do Rio São Francisco chegassem até a lagoa do Apanha Peixe, na zona rural de Caraúbas, onde irá beneficiar os setores da ovinocultura, caprinocultura, agricultura familiar, apicultura, piscicultura, carcinicultura e fruticultura irrigada.
Na audiência, a discussão principal foi o início da perenização. Um canal com distância de 8 km sairá da ponte do Rio Grande no Rio Apodi/Mossoró para desaguar no Rio Umari, deste ponto, as águas descerão por gravidade onde levará as águas dessa bacia, alimentando todo o Vale do Apodi e, consequentemente, desaguando na Lagoa do Apanha Peixe no município de Caraúbas.
Para a Lagoa do Apanha Peixe receber as águas do Rio São Francisco, será elaborado um projeto, onde os recursos na ordem de R$800.000 000 (oitocentos mil reais), já estão garantidos para reforçar a estrutura da parede da Lagoa. No sangrador será feito uma estrutura de concreto que aumentará a sangria, onde fica a parede de contenção das águas, que hoje é feito em uma estrutura de barro e agora, será feito de alvenaria, com duas comportas que soltarão águas para a região que fica por trás da parede, como é a região de Santana, Felipe Guerra, bem como da Lagoa do Pacó, que no primeiro momento não está incluído, mas segundo Edson Moraes, a luta será para que também o Pacó receba água da transposição.
Todos os recursos já estão garantidos e as obras estruturais da Lagoa do Apanha Peixe, estão previstas para iniciar no começo do segundo semestre de 2025, para após isso, receber as águas do eixo Norte da transposição do Rio São Francisco.
O ex-vereador Edson Moraes, disse a reportagem do Portal Icém Caraúbas, que após a revitalização da Lagoa do Apanha Peixe, que começará a receber água do Rio São Francisco, inicia o sonho para um novo projeto, que é a construção de uma adutora que ajudar no suporte de abastecimento de água da cidade de Caraúbas, onde hoje passa por dificuldades devido o lençol freático do Igarapé está comprometido devido as vazões dos poços.
Com relação a perenização do Rio Umari, também os recursos para a elaboração do projeto já estão sendo providenciados é custará 1,5 milhão (um milhão e meio de reais), isso só para elaboração do projeto, já para execução das obras serão mais outros valores que serão destinados pelo o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI (0)